quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março - Dia internacional da Síndrome de Down

 
Valorizar as diferenças é mais que um direito, é um dever!

     A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21.Também conhecida como trissomia 21. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. Ocorre atraso nas funções mentais e motoras, devido redução do tônus muscular.

Fonoaudiologia e Síndrome de Down
    
     As crianças acometidas com Síndrome de Down, frequentemente apresentam atraso de fala e de linguagem. Essas crianças geralmente adquirem a linguagem mais tarde, por volta dos 4 anos de idade, acompanhada de alterações como por exemplo trocas, omissões e substituição dos sons, dificultando a expressão oral. Porém essas alterações variam de um indivíduo para outro.
     Outro ponto importante  ser considerado é a redução de tônus dos lábios, das bochechas e da língua. Existe uma falta de controle motor dos órgãos articulatórios, favorecendo a dificuldade na fala, assim como respiração bucal. 
     Essas crianças beneficiam-se da fonoaudiologia, visto que haverá um trabalho voltado para a adequação do sistema estomatognático, desenvolvimento da linguagem, adequação dos órgãos da fala, assim como mastigação, deglutição e respiração. 
     Importante ressaltar que o trabalho junto a esse público necessita de uma equipe interdisciplinar, visando o bem estar geral desses indivíduos. Além do acompanhamento médico, deve-se ter acompanhamento com fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicólogo.  Uma equipe funcionando de forma integrada, trabalhará com todas as possibilidades e valorizará cada avanço, modificando estratégias sempre que necessário e orientando pais e escola no sentido de ampliar os horizontes do mesmo, incluindo-o efetivamente na sociedade.
      
VIVA A DIFERENÇA! SER DIFERENTE É NORMAL!

Sites de referência no assunto:




Nenhum comentário:

Postar um comentário