sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Estudo indica a retirada das amígdalas e adenoide para estimular crescimento

Estudo indica a retirada das amígdalas e adenoide para estimular crescimento

Pesquisa brasileira mostra que a cirurgia em crianças que sofrem com hipertrofia de tais glândulas melhoraria a produção do hormônio responsável pelo crescimento
Você, certamente, conhece alguém na faixa dos 30 e poucos anos que teve que retirar as amígdalas e adenoide. Há alguns anos, esse procedimento era muito comum para acabar com infecções recorrentes de garganta (conhecida como amigdalite). Atualmente, o número de cirurgias realizadas é muito menor porque existe mais diversidade de antibióticos e acesso aos tratamentos. Por isso, as infecções são esporádicas e se resolvem sem que seja necessário a extração dessas glândulas.
Mas uma nova pesquisa realizada pelo Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, mostrou um novo motivo para a retirada desses órgãos: ajudar no crescimento das crianças. O trabalho foi feito com 26 crianças entre 3 e 8 anos que apresentavam hipertrofia, ou seja, um aumento no tamanho das amígdalas e adenoide. Essa obstrução prejudica o sono, provocando ronco e apneia.
O objetivo do estudo foi verificar se havia também interferência na produção do hormônio do crescimento – já que ele é liberado durante o sono – e se os níveis melhorariam após a cirurgia. Os médicos fizeram exames para dosar a quantidade de hormônio do crescimento IGF-1 (Fator do Crescimento do Tipo Insulina 1) nas crianças antes de serem operadas e um mês depois da cirurgia
“Em todas elas, verificamos um aumento significativo do hormônio”, diz a otorrinolaringologista Gabriela Robaskewicz, do Hospital Edmundo Vasconcelos e uma das autoras do estudo. Segundo a especialista, estima-se que cerca de 12% da população infantil apresente algum tipo de distúrbio respiratório do sono. Os pais precisam saber que roncar ou dormir e respirar de boca aberta não é normal e pode prejudicar também o crescimento da criança.
Mas vale ressaltar que a indicação da cirurgia não é para fazer crescer mais ou ganhar peso. Isto pode acontecer como consequência, um sinal de que a obstrução estava causando prejuízo. Mesmo nesse caso, apenas um otorrinolaringologista será capaz de avaliar a necessidade da retirada das amígdalas e adenoide.
Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário