quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FONOAUDIOLOGIA? EXPLIQUE MELHOR...

FONOAUDIOLOGIA. QUE PROFISSÃO É ESSA?

       A fonoaudiologia é uma ciência voltada para a comunicação humana. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência da fala, articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Atua também na área de estética vocal junto a profissionais da voz (cantores, atores, professores, advogados dentre outros).

Curiosidade: QUAL A ORIGEM DA PROFISSÃO?

       A Fonoaudiologia é uma ciência estudada de forma sistemática nas universidades em mais de uma centena de países do mundo e existe formalmente há mais de um século. A primeira referência formal é de 1900, quando a Hungria reconheceu a profissão e criou a primeira faculdade de Fonoaudiologia no mundo.
     No Brasil, sua história é ainda mais antiga, se considerada a sua associação com a da Educação  Especial. A primeira marca identificatória da profissão é da época do Império, com a criação, em 1854, do Imperial Colégio, voltado para meninos cegos (hoje, Instituto Benjamim Constant), seguido, no ano seguinte, com a criação do Colégio Nacional, destinado ao ensino dos deficientes auditivos. Em 1912, documentos comprovavam que  a Fonoaudiologia já se diferenciava da educação especial, com o início de pesquisas específicas, relacionadas aos distúrbios da voz e da fala, e  com a implantação de cursos de orientação a professores.

COMEMORAÇÃO DO DIA DO FONOAUDIÓLOGO: 9 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário